Anuncio

15 março 2014

ITAMARI: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV


 
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (10) nas Unidades de Saúde da Família a Campanha de Vacinação contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero. A vacina é oferecida gratuitamente para meninas de 11 a 13 anos. O objetivo da Campanha é reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo do útero. Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação.
A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.  O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. 
As adolescentes que tomarem a primeira dose da vacina devem voltar à unidade básica de saúde para a segunda dose depois de seis meses. Cinco anos após a primeira dose, elas devem retornar para a terceira dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. É importante que os pais fiquem atentos à importância dessa vacina para que assim suas filhas fiquem protegidas deste câncer.
É importante ressaltar que mesmo estando vacinada, o uso de preservativos durante a relação sexual é fundamental, pois protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e HIV e outros tipos de HPV não contidos na vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário