Anuncio

10 março 2014

Itamari: Agricultores participam da chamada pública 2014 pra fornecer produtos para merenda escolar
A Prefeitura Municipal de Itamari realizou a chamada pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar destinados à manutenção da merenda escolar do ano letivo 2014. A chamada foi realizada na Biblioteca Municipal e reuniu os agricultores familiares do município e de outras localidades, o prefeito Nêgo, o secretário de agricultura João Nery, a nutricionista Fátima, o chefe do gabinete Joaquim, o presidente do sindicato Henrique Neri, o agrônomo Carlos entre outros. O programa do governo federal criado em 2009 determina que 30% dos recursos para a alimentação escolar devem ser destinados para quem vive da agricultura familiar. Na oportunidade cada agricultor mostrou seu produto e a depender do mesmo o agricultor familiar poderá vender até R$ 20 mil por ano.
O prefeito Nêgo parabenizou os agricultores pelos produtos e pelo empenho e dedicação de cada um e disse que “Para se fazer um município forte faz-se necessário, parcerias com o governo estadual e federal e principalmente com a população, quando abraça e confia no governo e que tudo que for necessário para fortalecer a agricultura e que for bom para o desenvolvimento da cidade será feito”.  E relatou que Itamari, possuí um dos menores indicies de arrecadação que é de 0.6.
Quando o governo de participação popular assumiu o município, Itamari não tinha nenhum maquinário, pois não estava incluída no PAC 2 para aquisição de maquinários, com isso o município nunca iria receber maquinas do governo federal, mesmo tendo todos os quesitos necessários para adquiri-los (por ser um município de pequeno porte), pois  o ex gestor nunca mostrou interesse pelo assunto. Mas atualmente o município já recebeu um maquinário e recebera muito mais uma patrol e uma caçamba para  para recuperação das estradas vicinais e do acesso dos produtos para o município e já fomos contemplados com o programa PAA alimentos.
A importância em adquirir os alimentos para merenda escolar está associada à garantia de qualidade, uma vez que os produtores locais não utilizam agrotóxicos, o que torna os produtos mais saudáveis, além do desenvolvimento econômico dos produtores. Na reunião o agricultor Raimundo que é um dos primeiros empreendedor individual do município não esconde a satisfação de vender seus produtos para a Prefeitura de Itamari “estou muito satisfeito em vender o meu produto para prefeitura de itamari, eu incentivo qualquer agricultor a vender seus produtos para prefeitura, o que eu forneci recebi tudo em dia, a nova gestão estar tomando muitas atitudes para melhorar a agricultura familiar do município” afirmou o agricultor Raimundo.
O que estamos vendo aqui  significa mais um resultado positivo do planejamento e  das ações organizadas do Governo de Participação Popular em parceria com o Governo Federal, que vem melhorando a cidade e a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário