Anuncio

06 outubro 2013

Até 2038 serão necessários 8,4 milhões de professores no mundo, aponta a UNESCO
 
Serão necessários, até 2030, 8,4 milhões de professores para garantir as necessidades educacionais de todas as crianças do ensino primário e secundário. A estimativa é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), divulgada para marcar o Dia Mundial dos Professores, comemorado no dia 5 de outubro.
Os dados divulgados também mostram que, para assegurar o ensino secundário a todas as crianças, são necessários mais 3,5 milhões de professores até 2015 e 5,1 milhões nos 15 anos seguintes. Segundo o estudo, apesar de os professores do ensino secundário continuarem a aumentar em todo o mundo, também são necessários professores com conhecimentos específicos sobre cada matéria.
A Unesco aponta que todas as regiões do mundo são afetadas pela falta de professores, entretanto, a situação mais preocupante é registrada na África Subsaariana, que representa 46% das carências desses professores em todo o mundo. Para atender a essa demanda, a entidade estima que serão necessários mais 2,1 milhões de professores.
A África Subsaariana representa 46% das carências desses professores em todo o mundo, acrescenta a Unesco, que espera que a política de contratação iniciada em vários países há uma década comece a dar frutos.
A entidade também destaca que, se a atual tendência for mantida, países como a Etiópia, os Camarões, a Namíbia, o Lesoto, a Mauritânia ou o Iêmen conseguirão dar resposta às necessidades educativas de todas as crianças em idade escolar primária até 2015. "Se a tendência se confirmar, 42% dos 148 países com carências deverão superar a falta de professores até 2015. Em 2030, serão 80% [dos países]", conclui a Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário