Anuncio

03 janeiro 2014

Obesidade quadruplica em países em desenvolvimento; Brasil está na lista
Obesidade quadruplica em países em desenvolvimento; Brasil está na lista
Relatório divulgado na Grã-Bretanha, nesta sexta-feira (3), informa que o número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento quase quadruplicou desde 1980. Segundo o estudo, quase um bilhão de pessoas que vivem nesses países – que incluem Brasil e nações como China, Índia, Indonésia e Egito – estão acima do peso. O levantamento ainda prevê um "enorme aumento" em casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes à medida que os hábitos alimentares no mundo em desenvolvimento se aproximam dos padrões de países desenvolvidos. Maior consumo de açúcar, gordura animal e alimentos industrializados na dieta, são exemplos desses hábitos copiados.
 O levantamento, feito em parceria com o Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, comparou dados de 1980 com dados de 2008. Na América Latina, por exemplo, o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980 e de quase 60% 18 anos depois. Segundo o relatório, a composição das dietas nestes países mudou de cereais e grãos para o consumo de mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal.
As regiões do Norte da África, Oriente Médio e América Latina apresentaram grandes aumentos nas taxas de sobrepeso e obesidade, para cerca de 58% da população geral, um nível em pé de igualdade com a Europa. Um dos autores do relatório, Steve Wiggins, apontou para várias razões explicando os aumentos. "Com renda mais alta, as pessoas têm a possibilidade de escolher o alimento que eles querem. Mudanças no estilo de vida, o aumento da disponibilidade de alimentos processados, publicidade, influências da mídia... tudo isso levou a mudanças na dieta", adverte. Informações da BBC. Fonte: Bahia Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário