Domingo de Ramos e a importância da Semana Santa
A Semana Santa é o período que vai do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor até ao Sábado Santo (sábado de aleluia), como preparação para a Festa da Páscoa. O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38; Mt 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.
A Semana Santa, especialmente o Tríduo Pascal, é um tempo privilegiado para retornar ao sacramento da Confissão é um tempo que deve ser dedicado à profunda reflexão, um momento de retiro espiritual e propício para a renovação da fé. Os dias desta semana são ‘Santos’, porque o mistério da liturgia faz reviver nos católicos, o acontecimento central da Redenção. Estes dias devem ser dedicados para participar ativamente das liturgias e nos exercícios de piedade que se organizem nas paróquias. “Velemos com Cristo! Oremos com Ele e por Ele!”, (Dom Eguren).
O grande pecado do mundo atual é a perda da consciência do pecado, isso explica as injustiças e os males do mundo de hoje. Na sexta-feira Santa, com todo seu dramatismo e dor, lembra-nos que restabelecer o sentido justo do pecado é a primeira maneira de confrontar a grave crise espiritual e social que afeta o homem de hoje. Os fiéis devem se preparar para o “dia da Páscoa, a maior festa da nossa fé”; mas “para poder celebrar a Páscoa de Ressurreição adequadamente, é de grande importância chegar a ela com o coração purificado de todo pecado”. “Por isso durante a Semana Santa preparemos nossa Confissão Pascal e nos aproximemos sinceramente e pessoalmente ao receber o sacramento da Confissão também chamado da Reconciliação”.
Vivamos a Semana Santa em companhia de Maria Santíssima. Ninguém como Ela esteve associada aos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus, seu Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário