A casa caiu: Policia Civil a um passo para descoberta dos fakes falsos em Itamari
As redes sociais tornaram-se um autêntico fenômeno de popularidade que se confundem com o próprio conceito de internet para vários brasileiros. Se por um lado esta nova forma de comunicação propicia surgimento de vários negócios, amizades, relacionamentos e até casamentos, por outro, tem sido cenário para a prática de inúmeros abusos previstos na nossa legislação. Nos vários sites de relacionamentos existentes, os usuários exibem suas fotos pessoais, expõem a sua biografia, manifestam preferências, falam da família, exibem seus amigos e associam-se a comunidades de temas que identificam com o seu perfil.
Porém, o perfil exibicionista do brasileiro vem causando diversos problemas durante a interatividade online. A incidência dos perfis falsos, também conhecidos como fakes, tem aumentado e por este motivo tem sido recorrente, o uso não autorizado de imagens de terceiros, divulgando conteúdos que atacam a honra, expondo as pessoas ao ridículo, e, por estes motivos, em alguns casos, poderão ser punidos pela legislação brasileira.
Os fakes falsos de Itamari estão com os dias contados, aqueles que pensavam que poderiam difamar pessoas, autoridades, funcionários públicos e políticos, pensando que não iriam ser descobertos e que ficariam de fora vendo “o circo pegar fogo”, ponham suas “barbas de molho”, porque a casa caiu. Após a autorização da juíza da vara criminal, o Serviço de Inteligência da Policia Técnica de Salvador, já esta averiguando os IPs, mediante as inúmeras denuncias de pessoas que se sentiram ofendidas.
É importante registrar que sempre há um limite entre a diversão e o abuso. Quem opta por criar perfis falsos nas redes sociais para buscar o anonimato tecnológico pode ultrapassar o limite e cometer crimes como calúnia, difamação e injúria. A mesma prática pode ocorrer também em crime de falsa identidade, quando atribui a terceira falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem. Além disso, poderá incidir a repercussão cível em que a pessoa lesada poderá requerer ressarcimento em danos morais pelo dano causado.
Alguns dos fakes falsos: Luciana Paiva, Krla Lisboa Leal Ribeiro, Magnata Itamariense e outros.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário